domingo, 3 de agosto de 2008

De olho nas pegadas

No curso que eu fiz semana passada descobri que tem um negócio chamado "pegada ecológica". É uma maneira de você descobrir o quão nociva a sua pessoa é para o mundo. Serve também para você repensar seu estilo de vida. Pois bem, fui lá eu fazer o tal teste do pezinho, ops, da pegadinha, me achando o ser mais ecologicamente correto do mundo simplesmente porque não uso mais o carro. Entrei no site da WWF e clico daqui, clico dali, tentando ser o mais sincera possível e...PUTZ!!! O metro-e-meio que vos escreve é uma destruidora do planeta em potencial! O resultado final dizia que se todas as pessoas do mundo vivessem como eu, seriam necessários três planetas Terra. Basicamente porque moro numa cidade de 15 milhões de pessoas (o que, vamos combinar, é para lá de insustentável), porque como carne todos os dias, porque moro num apê "grande" para duas pessoas e porque viajo nas férias.

Fiquei maus...Fui contaminada por uma culpa ecológica - afinal, culpa cristã é coisa do passado, coisa caretinha. Mas não passei o dia inteiro imobilizada, sem comer, sair, ver TV, usar o PC e nem respirar. Nem desisti de viajar nas próximas férias (que vão demorar pacas mesmo...). E nem comecei a decorar a minha casa com potinhos de iogurte achando que isso sim é dar um final responsável ao lixo. Mas o teste nos faz pensar sobre tudo o que comemos (e nesse ponto devo admitir, eu como demais), que compramos, que usamos e que jogamos fora. E só de pensar sobre o tema e ficar de olho nas pegadas, já damos um passo enorme para deixar esse planetinha um pouquinho melhor para aqueles que ainda virão.

Faça o teste: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/index.cfm

E por falar em lixo, resíduo, restos e rastros, minha mana Clara se inspirou no meu blog e criou o dela. É o "Lixo na Chon". A figura criou o blog para registrar as intervenções que ela pretende fazer pela cidade sobre e com o lixo que fica aí jogado pelas ruas da cidade. A Cacá é minha irmã mais nova, e vale lembrar que foi ela que, ainda adolescente, baixou uma norma lá na casa dos meus pais para se reciclar o lixo. A gente achou um saco no começo. Hoje, já é um hábito de toda a família.

Vá lá: http://www.lixonachon.blogspot.com/

Hei, maninha, vamos nos unir e fazer barulho nessa cidade! Você cata o lixo enquanto eu saio apitando toda vez que vir um motô muito do mal educado (ou seja, não vou parar de apitar um segundo).

Coments dos coments: estou muito feliz com os meus 16 leitores! Sim, porque além das amigas queridas e dos parentes (esses eu tenho que obrigar a "blogar-me"), aos poucos pessoas que eu nem conheço deixam seus comentários. Primeiro foi a Paloma amiga da Paloma. Que virou leitora e já amiga. Agora baixou por aqui a Aline, amiga da Ó-livia. Aline querida, adorei sua visita e sua mensagem! E, claro, valeu Olivião! Você é minha RP oficial! ;-)

3 comentários:

Paloma disse...

Ah, eu também precisaria de três planetas Terra!!! Fiquei chocada. E já vou começar a rever algumas coisas. Ótima dica, Dé! bjo
Paloma C

Rainha da Sucata disse...

Êeeeee!!!
Valeu pelo apoio!
Apesar de nunca ter postado um comentário aqui pra vc, sou também leitora assídua do seu blog.
Li todos os textos!!!
Continuando!!!

Bj Clara

Anônimo disse...

Preciso fazer o teste! Mas me deu um medão agora!
hahaha

Ahh, obrigada pelas palavras de agradecimento. É legal quando fazemos propaganda de coisas boas!

A Aline lê todos os dias agora! E ri comigo...rs

Clarita! Já divulguei o seu também!

Um beijo grande!
Até amanhã