terça-feira, 5 de agosto de 2008

SP-Xangai-Londres-Moscou-Tóquio-Mumbai-Lagos-NY...

Ainda sobre a megareportagem sobre as megacidades, do Estadão (hoje faltou luz por três horas no meu home-office, o que me obrigou a ler mais um trecho da matéria). As cidades aí acima são todas gigantescas, superpopulosas e, por supuesto, com super problemas de trânsito. Ricas ou pobres, todas têm alguma coisa em comum com a nossa macrometrópole (como o bloco SP+Campinas é chamado na capa da revista). Londres já tem até pedágio urbano - idéia defendida por alguns candidatos à prefeitura de SP. Moscou e Xangai querem brilhar com os arranha-céus de "primeiro mundo" sem considerar o impacto que isso gera no trânsito - igualzinho a São Paulo...Tóquio tem aqueles famosos guardinhas de luvinha branca para socar a galera no metrô - em São Paulo, faltam só o guardinha e a educação e rigor japoneses. Em Mumbai, o povo gasta até quatro horas no transporte público - igual...bem, vocês já entenderam. Cidades grandes, problemas similares.

Mas a viagem que a reportagem proporciona é sem igual. A matéria sobre Tóquio está fantástica - não só porque foi escrita pelo amigo Leandro Modé, mas porque tá boa mesmo. E a de Mumbai é de arrepiar. Já pisei em muita favela trash de Sampa, mas nunca vi nada parecido com o que é descrito sobre a favela de Dharavi. O mesmo dá para dizer sobre Lagos, na Nigéria. Deus meu, o que é essa cidade?? Um misto de pântano e pobreza. Lixo, camelôs, corrupção e gente, muita gente. A visita virtual à favela Mokoko vale muito a pena.

Insisto! Leiam esse especial! Tá um show! E certamente ainda vai me render muitos posts aqui (juro que o Estadão não tá me pagando um puto pela propaganda entre os meus 17 leitores. Aliás, não ganho um centavo com essa brincadeira, mas fico tão feliz e faço meus amigos felizes também, hahahahahaha).

Aí vai o link: http://www.estadao.com.br/megacidades/

Um comentário:

SOMSAOPAULO disse...

Quase comprei o Estadão no domingo por conta do caderno. Depois de ler o post, corri aqui pra arrumar - tô com ele na mão! Entendo que o trabalho é pros amigos, mas manda uma fatura pro Estadão, p q o post foi, para mim, mais eficiente que qquer anúncio deles!
Bjo! Camilo.