terça-feira, 12 de agosto de 2008

A propaganda das formiguinhas

Há umas duas semanas começou a passar uma propaganda cheia de formiguinhas carregando carrinhos entre árvores e folhas. É um reclame (nooossa, agora baixou a vovó Conchita aqui) da Chevrolet. Gamei naquelas formiguinhas. Bem, eu sou suspeita, porque tenho até formigas tatuadas nas costas (há quem pergunte se é barata....grrrrr). Mas ao mesmo tempo que gostei, fiquei cabreira: "propaganda de carro com esse tom ambientalista-socialmente-responsável...hum...hum". Ora, fazia muito tempo que não via propaganda de carro que não apostasse no estereótipo "sou machinho bem sucedido com mulher gostosa ao meu lado, dentro desse carrão de 80 paus".

Decidi investigar. Fui olhar o hotsite da campanha, que tem como lema "Reinventamos Caminhos" e achei uma entrevista com o diretor de marketing da empresa num outro site. Era o que eu estava pensando mesmo, eles estão querendo se "reposicionar" e "alinhar" as estratégias da empresa - ai, descuuuuulpa, não resistiiiii! sempre quis ter uma oportunidade para usar as duas palavras mais citadas pelo marketing, hahaha - para falar com o novo consumidor que está surgindo: gente mais questionadora, que quer um mundo menos frenético, mais limpo, menos agressivo, mais saudável. Faz todo sentido. Banco Real e Natura já fizeram isso faz tempo. E agradam.

O diretor de marketing dizia que as pessoas entraram numas de "vilanizar" o carro como o grande responsável pelos males das grandes cidades e da humanidade. E que o que eles pretendem é conscientizar o cidadão de que é possível usufruir da tecnologia sem detonar o mundo. E, numa segunda etapa da campanha, vão incentivar caronas, a compra de carros mais "ecológicos", entre outras iniciativas.

Ora pois! É exatamente o que eu prego aqui neste blog! Não abdiquei completamente do carro - mesmo porque, vivendo em SP, isso é quase impossível. Mas eu, parafraseando a Chevrolet, reinventei os meus caminhos, mudei minhas rotas, me sacrifiquei minimamente e tô fazendo um trabalho de formiguinha. E ainda fiz um blog, para pagar de heroína, hehe.

Mas falando sério? Gostei do comercial! É isso mesmo, não precisamos viver sem carro, sem TV, sem PC (não meeeeesmo) e voltar a viver na caverna para corrigir anos de extração, produção, consumo desenfreado e geração de resíduos. É mais simples que isso. Mas se cada um reinventar sua maneira de viver, vai fazer um trabalho de formiguinha dando um passo de elefante.

ps: coincidentemente minha caranga é Chevrolet...posso ter caído no conto do marqueteiro, mas é boa essa sensação de ser consumidora de uma empresa "alinhada ao novo posicionamento do consumidor moderno"...não resisti de novo!! sorry!! rsrsrs

2 comentários:

Anônimo disse...

Quer uma dica para o blog? Tem um case de REPOSICIONAMENTO da marca de uma empresa que tem tudo a ver com o tema à pé: a Alpargatas, ou seja as Havaianas, que embelezam nossos pés quando caminhamos nas ruas! Eu, pelo menos, adoro o meu chinelo, ou melhor, as minhas 'sandálias" Havaianas...

Sobre a GM: adorei a propaganda e a idéia de "alinhamento".

Débora Rubin disse...

Eu adoro a minha Havaianas também! Ela é roxinha e prata, um luxo! Mas sabe que não é bom paa longas caminhadas? Para ir à hidro, que são dez quadras daqui, não funciona não...meu pé fica escorregando. Tem que ser o bom e velho tênis mesmo, rs