quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os bikers

Finalmente comprei aquele especial Vá de Bicicleta da revista Vida Simples. Depois de muita gente me perguntar se eu já tinho lido, cedi, comprei e estou lendo. Li metade da edição, mas já deu para sacar comos os ciclistas têm se unido cada vez mais. Há associações, grupos de discussão na internet, bikers peladões, conexões com grupos da Holanda e um movimento crescente - bonito de ver - que, aos poucos, vai contagiando as grandes cidades brasileiras.

Pô, não tem nenhum grupo de "walkers" né? Nada de "andarilhos noturnos", "naked walker", ou representante dos andarilhos discutindo políticas públicas na Associação Nacional de Transporte Público (ANTP). Tá certo, bike é meio de transporte. E fica meio esquisito classificar "perna" como um meio de transporte. Mas é...não é? E os pedestres compõem esse cenário urbano. São peças-chave nesse contexto. Também quero fazer parte de uma organização como as dos bikers... :-(

Sobre a revista:

- Descobri personagens incríveis, histórias exemplares e muitos endereços internéticos sobre o tema como o Apocalipse Motorizado, o Transporte Ativo e o Via Ciclo. De pessoas de lugares diferentes do Brasil, o que dá uma dimensão de como o movimento por cidades mais saudáveis não se restringe à nossa caótica paulicéia.

- A revista me tirou uma dúvida enorme: sim, os ciclistas NÃO PODEM pedalar na contramão. Eu já quase fui atropelada duas vezes por bikes por causa disso. Estava atenta, olhando os carros que vinham do lado permitido. No que eu avancei, 'SAI DA FREEEEEENTE MENINA!" E ainda tomei bronca do ciclista! Ai, ai, ai... Ciclistas, sejamos parceiros! Eu sou sua aliada na guerra contra o (excesso) de carro.

- Lendo as matérias e os depoimentos, dá uma vontade danada de sair pedalando. Encher os pneus da magrelinha e sair por aí enfrentando as carangas. Chegando bem mais rápido aos lugares do que quando vou a pé. Mas confesso: o medo ainda domina. Sou muito (mãe, não repara tá?) cagona para ser uma biker em São Paulo. Prefiro seguir andando. Quem sabe um dia eu não crio o SP de bike...

8 comentários:

Mark disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mark disse...

Debs,
Os ciclistas também não são muito educados, né? Aqui na Paulista não é raro eu ter de parar no meio da faixa de pedestre pq uma bicicleta vai cruzando a avenida, passando no meio dos pedestres, como se não fosse veículo.
Acho que elas também deviam ter placa e correr o risco de ser multadas. Vi na Globonews uma matéria sobre uma cidade no interior que faz isso. Tiveram uma boa melhora na educação e ainda caiu o roubo de bicicletas.

Ninguém em especial disse...

Ei Débora. Há quanto tempo! Vi um comentário seu no blog da Sara e agora vi que vc tb tem um. Li sobre suas peripécias pelo trânsito de SP. Que osso, ein?!
Sobre o metrô te digo algo: o metrô do Japão tem funcionários especializados em EMPURRAR as pessoas pra dentro dos vagões lotados. E eles usam luvinhas brancas. Vi isso numa revista chamada Cidades (eu acho). Bem, talvez o metrô de SP não seja o pior...Mas eu é que não quero tirar a prova, já basta o daqui de BH. Abraços. Helaine

Débora Rubin disse...

Oba! Agora eu tenho leitores até em BH!!!
Daqui a pouco vou fazer o "Brasil a pé", rs

Sim, essa história do Japão é ótima né? É só o que falta aqui em SP!!!! rs
Mas, na verdade, os próprios passageiros se empurram...muito educado né?

Mark, tens razão! Ciclistas cobram educação dos carros mas, por sua vez, passam por cima dos pedestres. Ou seja, o pedestre é sempre o mais (mãe, não me leia), fudido de todos!!

Valeu os coments!

Sara Villas disse...

ei dé, fiquei curiosa em saber por que vc excluiu um comentário dessa postagem, já tem gente te agredindo é?rsrs
quanto aos ciclista pra mim eles são como adolescentes, ou seja, do mesmo modo que os últimos não sabem se são crianças ou adultos, os primeiros também não sabem se são pedestres ou veículos, e por tanto, tanto uns quanto outros acham que podem tudo e causam grandes transtornos, uns aos pais outros à cidade.
Achemos um lugar no mundo pra esses seres em moratória! hehe, bjão!

Mark disse...

Sara,
Não foi a Débora que excluiu. Fui eu... tinha errado tão feio na gramática que me envergonhei...

Paloma Varón disse...

Menina, eu ODEIO os ciclistas de São Paulo em sua maioria. Porque conseguem ser mais mal-educados que os motoristas, quase todos andam na contramão em altíssima velocidade (eu moro numa rua enladeirada e quase fui atropelada várias vezes ao botar o pé na calçada), andam pela calçada e não pelo asfalto, são ignorantes e se acham. Desculpe o desabafo, mas QUASE ser atropelada todos os dias por ciclistas que estão andando no lugar e não mão errados é de dar raiva mesmo.
Bjs,
Paloma V.

Anônimo disse...

Oi Debs,

Sabe o que me ocorreu agora? Vc já falou para os seus leitores que eles podem até quebrar uma vértebra andando na rua? E que há formas de evitar isso?

Bueno, alertar todo mundo para esse perigo é uma das minhas missões de vida hoje. Basta ficar de olho nas calçadas assassinas, fugir dos pontos mais íngremes.

Fica a sugestão de pauta.

Beijão,

Bela

PS: Vamos marcar aquela reunião esse finde? Por mim, tudo bem.