segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Prezado prefeito,

eu vou ser bem honesta com você (me desculpe, mas não tenho o hábito de chamar as pessoas de senhor e senhora): eu não votei no 25. E nem precisava, você ia ganhar de qualquer forma. Eu votei foi é no Gabeira, mas a urna se recusou a transferir meu voto para o Rio e acabei votanho no Seu Nulo.

De qualquer forma, você é o novo prefeito da minha cidade. E como tal, gostaria muito que você fizesse alguma coisa de fato impactante por essa metrópole. Se você conseguir provar por A + B que é capaz de fazer muito mais que uma Lei Cidade Limpa, ser-lhe-ei muita grata e até mudarei de opinião sobre a sua pessoa. Você tem quatro anos para isso, campeão. Portanto, tempo você tem. Dinheiro você também tem (nem vem dizer que não...). E vontade também não lhe falta, acredito eu. Afinal, tem que querer muito mesmo ser prefeito de São Paulo. Deve ser um saco administrar esse pepino aqui.

Entre ontem e hoje, eu elaborei uma listinha de pedidos que tenho para você. Poderia pedir para o Papai Noel, já que quase estamos em tempos natalinos. Mas quem acredita em Papai Noel, acredita também em políticos. E como observadora das ruas, andarilha de carteirinha dessa cidade, meus pedidos são, claro, relacionados às coisas que vejo enquanto ando e aos problemas relacionados ao transporte público.

São só dez pedidos, ok? Eu sei que algumas coisas não dependem só de você. Dependem so seu chapa Serra também. E até do companheiro Lula, que não deve estar exatamente contente com a sua vitória. E dependem também da gente: os mais de dez milhões de moradores de SP. Eu prometo que vou me empenhar. Mas ó: vou pegar no seu pé tá?

Minha listinha para o prefeito:

1- Mais faróis para pedestres. Em TODA a cidade. Pode ser desses que só funcionam quando a gente aperta. Assim os carros não precisam parar inutilmente.

2- Mais tempo para atravessar onde já há farol de pedestre. Não há coisa mais ridícula e constrangedora do que ter que sair correndo porque o farol está fechando e os carros já estão rosnando, doidinhos para avançar.

3- Lombadas, lombadas eletrônicas, rotatórias que funcionem e outros recursos para fazer os carros desacelerarem em bairros residenciais. Vale também educar com faixas (hum, esqueci, você não gosta de faixas...) ou mensagens do tipo: "Desacelere, a pressa não te fará chegar mais rápido" ou ainda "Reduza, respire, respeite". E por aí vai...

4- Calçadas: se elas são de responsabilidade do proprietário, quem fiscaliza o proprietário? A prefeitura! Seria interessante se houvesse uma padronização mínima - e sempre lembrando que há cadeirantes na cidade! E que todos precisam se locomover.

5- Iluminação. MEDO! Se andar em Moema durante a noite já é pavoroso, imagine em bairros mais periféricos. LUZ, PREFEITO, QUEREMOS LUZ! E de preferência uma que seja econômica em energia, para não poluirmos ainda mais o meio ambiente.

6- QUEREMOS CICLOVIAS, QUEREMOS CICLOVIAS, QUEREMOS CICLOVIAS! O que existe nesse sentido é ridículo!

7- Metrô: bem, isso você disse em campanha que vai mesmo fazer. Estamos esperando...

8- Busões: se eu fosse você, andaria um bom tempo de ônibus. Isso porque existe uma variedade enorme de tipo de ônibus. E como experiente usuária, posso te dizer: 80% não prestam. São burros, ineficientes e desrespeitam quem anda neles. Mas só andando para saber...aí, uma vez que você concluir quais são os melhorzinhos, padronize também os ônibus.

9- Corredores de ônibus que liguem algum lugar a lugar algum. Para que os ônibus não fiquem passando entre carros quando os corredores acabam. E, por favor, aumente o número de corredores. Eles fazem um pouco de justiça nessa cidade dominada e comandada pela máfia dos carros!

10 - Flores e cores! Eu sei que o projeto Belezura é da sua concorrente. Mas pense nisso: coloque flores e cores pela cidade. O paulistano anda muito mal humorado e estressado. Coloque um pouco mais de vida nesse cinza. SORRIA, MEU BEM, SORRIA! E assim sorriremos com você!

Espero escrever um ótimo texto sobre sua administração daqui quatro anos.

Boa sorte. E respire.

5 comentários:

Jadyr Pavão Júnior disse...

Assino em baixo, senhora blogueira!

Que o Kassab te ouça!

Pra mim, particularmente, o ponto mais importante dos 10 mandamentos para o Kassab são os faróis para pedestres: já que, como motoristas, não temos educação, que a cidade ilumine os condutores (com luzes vermelha, amarela e verde).

Sorria, meu bem, sorria!
(até que o slogan do cara é bom, né?!)

Unknown disse...

Dé, será que posso votar em você? Será que não tem como mandar esse texto pro prefeito? Será que ele leria?

Você é minha ídala!!!

Anônimo disse...

Dé Prefeita, 56!

Mark disse...

Eu voto também! Apesar de não votar.

Central Perk disse...

Débora, você é um gênio. Parabéns por ser tão real. Beijo!