sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"Debôla genious!"

Lá na Nova Zelândia, os coreanos da minha classe me chamavam dessa forma toda vez que eu sabia o significado de uma palavra em inglês. Eu até pensei em contar para eles que essas palavras eram muito parecidas - quando não iguais - em português. Mas gostei de ser chamada de genious e fiquei quietinha.

Esse nariz de cera todo aí foi só para dizer que eu tive uma idéia genial!! haha, os coreanos tinham razão!

Há alguns meses, voltando de metrô lá do centrão com a Geo, eu tive esse click e contei para ela. Ela achou o máximo. Mas acabei esquecendo. Ontem, no aniversário da minha irmã, comentei de novo com o grupo na mesa. Tive mais aprovação.

Então aí vai. Veja o que vocês acham:

O metrô se esforça em educar as pessoas. Mas aquela voz monótona que diz "Não-segure-as-portas. Setenta-por-cento-dos-acidentes-ocorrem-porque-as-pessoas-seguram-as-portas" é ignorada. Assim como as placas amarelinhas nas escadas que dizem "mantenha-se à direita". Aquela regra que diz que quem está dentro do trem tem que sair primeiro para depois quem está fora entrar é quebrada a cada minuto.

Pois bem. Eu acho que o Metrô deveria contratar um grupo de teatro ou de clowns para fazer performances educativas nos trens e estações. Claro que não nas horas de pico. Mas entrar e sair dos vagões mostrando, com muito bom humor, como se deve fazer. Eles poderiam ficar um mês fazendo isso, a cada dia numa estação diferente. Além de colocar um pouco de alegria no metrô - onde, via de regra, as caras estãos sempre amarradas - seria notícia em tudo quanto é jornal, TV, revista, etc. E aí, mesmo quem não viu ao vivo e a cores, ficaria sabendo da performance.

A idéia é mostrar, por meio da arte e do humor, que está tudo errado. E que as pessoas precisam mudar o comportamento.

E aí? Viável? Interessante? Uma 'porquera' de idéia?

Só vou mandar a proposta para o metrô quando meus fiéis leitores (mamãe, olívia, rita, palomas e mark) se manifestarem! hahahahaha

10 comentários:

Paloma disse...

SUPER APROVADO!

Anônimo disse...

Dé, também sou leitora do seu blog! Achei a idéia incrível e gostaria de adicionar mais um item: ao invés da voz monótona, poderia ter um funk com letra educativa, na batida do rap do trabalhador. não conhece? entra no you tube, digita rap do trabalhador e clica no primeiro vídeo. você vai rir muuuuuito! beijos, Gio

Mark disse...

Debs,

Também achei muito boa a idéia, está aprovadíssima e acho que realmente surtiria efeito.
Como não rola educação na escola e em casa, que role na rua e na TV!

Anônimo disse...

Dé,
Não só aprovo a idéia como faço questão de participar da iniciativa...rsrs
Semana que vem pego meu DRT! Uhú!!!!
Bjs
Geo

Anônimo disse...

APROVADÍSSIMO!!!
Sinceramente acho que essa iniciativa no começo será tudo de bom, mas depois as pessoas esquecem... e quando não tiver a performance por perto, acho que o nosso querido povo brasileiro voltará com a falta de educação. Entretanto é o primeiro passo e o importante é plantar a sementinha, principalmente com as crianças que elas sim, poderão fazer diferença no futuro. beijo grande, Rita

Débora Rubin disse...

Gio, eu sempre faço isso (dou essa chorada sobre o número de leitores) para ver se alguém mais se manifesta. E sempre dá certo, hehehehehe.

A idéia do "funk" só poderia vir de uma carioca mesmo! hahahaha
Mas é uma hein? Seria ao menos divertido. Vou ver esse vídeo!

Mark, como disse a Rita, acho muito provável que depois dessa iniciativa a falta de educação continue. Mas se isso mudasse a cabeça de ao menos 5% das pessoas que usam o metrô, puxa, já seria um começo né?

Vou mandar a proposta para o Metrô!

bjsss

Paloma Varón disse...

Demorei, mas vim postar. Também acho que só fazendo as pessoas verem o quanto são ridículas as situações (gente querendo entrar antes dos outros saírem, por exemplo) para as pessoas se tocarem e começarem a seguir as regras de civilidade e convivência.
bjs,
Paloma V.

Anônimo disse...

APROVADÍSSIMA...
E eu me candidato a ser uma das palhaças! HAHAHAHAHAHA

Quer montar o grupo??

Acho que a Claudete aceita também. Liga pra ela!

Anônimo disse...

Olá, Debôla genious.

Fui amigo da Vilma na Geografia (a última vez que ví a sua mãe você estava na barriga dela) e tenho sido leitor assíduo do seu Blog. Meus parabens pelo seu trabalho!
Gostei da sua sugestão e a encaminhei para amigos do Metrô. Gostaria de repassar a você os e-mails que trocamos. Vc. poderia me escrever no florentinoariza4@gmail.com.br ?
Saudações

Jadyr Pavão Júnior disse...

eu tenho uma sugestão diferente: em lugar das borrachas que devam as portas, acho que poderíamos colocar gilettes: assim, o carinha que segura a porta uma vez, nunca mais o faria.

Peguei pesado?