sábado, 22 de novembro de 2008

O carrão e a ecobag

Um dia a minha amiga Claudia ouviu na CBN um comentarista dizendo o quão antagônico ele achava as crianças bem nascidinhas de SP terem aulas sobre meio ambiente e sustentabilidade e, ao saírem da escola, entrarem nos carrões 4x4 bebedores de combustível da pior qualidade de suas mamães que adoram parar em fila dupla.

Pouco tempo depois, abri a revista Vida Simples - a de dezembro, embora dezembro ainda não tenha chegado - e vi que um dos colunistas tratava do mesmo assunto (mil desculpas por não me lembrar nem do nome dele e nem de linka-lo aqui, mas é que a coluna não está no site da revista e eu deixei a edição com minha priminha Olívia que estava internada num hospital essa semana!!)

Mas ele dizia algo mais ou menos assim: que as mesmas pessoas que usam esses carrões gigantes e poluentes são as mesmas que estão aderindo às ecobags - sacolinhas retornáveis. E ele questionava qual o efeito da sacolinha se o meio de transporte era mil vezes menos sustentável. E que, dessa forma, o uso das ecobags não passaria de modismo.

Pois esse cara (ele é publicitário, mas não lembro o nome...grrrr) pegou num ponto interessante. O problema não é ter um carro desses, mas não ter consciência de seus atos, das suas escolhas e do modelo de vida que estamos construíndo, baseado no consumo, na reposição imediata de produtos, no descarte dos materiais. E, pior de tudo, ser duplamente alvo dos modismos, já que ter carrão é bacana e usar ecobag também.

Boa reflexão...

ps: juro que não escrevi esse texto porque não tenho dindim para comprar carrão, rs!

4 comentários:

Anônimo disse...

É como eu disse uma vez, perdoem-me os mais afortunados, mas quanto mais rico mais mal educado é, pois acham que o dinheiro pode comprar tudo e que podem ser o que quiserem. Infelizmente o dinheiro dá uma ilusão muito diferente das coisas. É raro, mas ainda encontramos pessoas com muito dinheiro que são diferentes e possuem uma consciência sobre as coisas, mas é mais fácil ser ignorante e achar que pode tudo.bjs
Rita

Anônimo disse...

Eu não agüento esta nova elite econômica. Além de não terem nenhuma consciência ecológica, não têm respeito pelo próximo e não têm cultura. Consomem carros, comida ou teatro, por exemplo, porque alguém disse que é legal. Fazem fila dupla, comem e falam nas platéias, atropelam (ou ameaçam) os pedestres... Nada tem conseqüência para eles.
Ótimo o assunto deste post!
Bjs,
Paloma V.

Anônimo disse...

Dé, não me lembro onde coloquei o VIDA SIMPLES, me perdoa!!!

hahahaha

Eu não tenho nem a sacolinha retornável, muito menos o carrão...

rs

Débora Rubin disse...

Rita, Palomita,

tb não tenho paciência com esses ricos! Sério mesmo. Tapetinho de yoga debaixo do braço, vestindo roupinhas de ginástica carésimas, pagando de zen e maltratando os porteiros e as faxineiras...afe

Olívia, vc nunca será uma peruete, nem qdo tiver seu carrão, hehe.

beijosss