sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A culpa sempre é do pedestre...

Matéria que tá na home do UOL de hoje mostra que metade das mortes no trânsito é por atropelamento. Aí o big big site da Folha coloca um monte de foto de imprudências de pedestres. Cool...afinal, motorista é sempre tão bacaninha né? Sempre para para a gente atravessar. A matéria, vá lá, até faz a mea culpa e diz que motoristas também erram.

Pedestre erra sim. E muito. Eu sei porque também faço minhas besteirinhas. Mas, minha gente, se tem nêgo atravessando fora da faixa e andando fora da calçada, motivo tem. No próximo post, vou colocar uma foto que fiz de uma rua aqui de Moema que mostra exatamente isso - o desrespeito com o espaço "exclusivo do pedestre".

Apesar de responsabilizar o pedestre, hehe, leiam a matéria. Vale a pena. Ela até mostra quais são os cruzamentos mais assassinos da cidade.

Mas o que mais me chamou a atenção foi saber que das 1.212 mortes no trânsito entre janeiro e outubro de 2008, quase metade eram pedestres: 569. Outras 202 eram motoristas ou passageiros, 386 eram motociclistas e 55 eram ciclistas. Quando morre um ciclista, até bike parade na Paulista tem. Mas quando morre pedestre, ah, mais um mané né? Tontinho...

Leia aqui.

:-O

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a matéria!

Curioso notar que a cada dia notamos vários motoristas prepotentes, meio que "superiores" por manejarem suas máquinas potentes, acelerando ao vistarem pedestres que ousam atravessar a rua antes do carrão passar...

Por outro lado, tem os malucos que atravessam na Via Anchieta, com a bicicleta a tiracolo...

Em verdade, todos devem assumir a responsabilidade cidadã pelos atos, e não fazer com os outros, o que não gostar
iamos que fosse feito conosco.

Foi um prazer falar aqui.

Obrigado pela proposta de debate.

Márcio Martinelli

Débora Rubin disse...

E como vc bem me lembrou ontem, existe legislação (e multa) também para o pedestre - mas duvido que ela já tenha sido aplicada.

A verdade é que se todo mundo tivesse um cadinho mais de educação, tudo ficaria tão mais tranquilo...

Obrigada pela visita, querido amigo!

bjss

Vera Helena disse...

Preocupante a matéria, Débora. E muito legal você destacá-la em seu blog. Aproveito para deixar aqui minha reclamação enquanto pedestre e ranzinza: os motoristas não respeitam a faixa de pedestres. Impressionante!! Mesmo em ruas mais "calminhas", sem muito movimento, o motorista sequer diminui a velocidade quando se depara com alguma faixa de pedestres, parece até que ganhará algum prêmio ao atropelar o pedestre na faixa.
É isto!
Foi um prazer, de fato, desabafar aqui.

Beijos, Dé

Mark disse...

Olha... Concordo que os motoristas são frequentemente os culpados pelos acidentes de trânsito. Mas dou aulas na Líbero Badaró uma, duas ou três vezes por semana (depende se falto a uma aula ou não, aí reponho na semana seguinte - não que isso interesse a esse comentário...) e fico assustado ao andar no centro de Sampa. Os pedestres andam em qualquer parte da rua. Normalmente o lugar mais vazio é a faixa de pedestre...
Pedestres entram na rua e vão caminhando na direção dos carros, parece até que desafiam os veículos...
Impressionante.

Ricardo Roquetti disse...

Outro dia, atravessei a rua bem-te-vi com a Jauaperi na faixa de pedestres, o motorista freiou em cima e gritou: "Pensa que está na Europa?" Pensei comigo; é uma pena, mas motoristas como você me faz pensar na Índia.