domingo, 1 de março de 2009

Uma cobradora

Eu sou aquela mala que puxa papo em ônibus, sabe? Sim, você me detesta, eu sei. Mas sabe que tem gente que gosta de mim? Pois na última semana eu fui acompanhar minha prima (que vai casar sábado que vem) num bater-pernas pela Zepa. Combinamos um encontro no busão - sim, isso é possível em SP! Peguei o Estação da Luz na Ibirapuera, liguei para ela quando estava cruzando a Paulista e, quando chegou lá no ponto dela, fiquei acenando feito tonta pelo vidro.

Mas todo esse lead nariz de cera é para contar que antes de minha prima entrar no bumba, eu conheci a Tatiana, a cobradora do coletivo. Com a mesma idade que eu, 29, mas com dois filhos pesando no orçamento, a Tati (fiquei íntima em minutos), é uma dessas mulheres guerreiras que eu tanto admiro.

Além de acordar às quatro da matina para entrar no trabalho e cuidar de dois pimpolhos, a Tati faz faculdade de serviço social à noite. Perguntei como ela faz para estudar. Ela disse que carrega as apostilas no ônibus e mandar ver enquanto o povo roda a catrata. Isso só é possível, diz ela, graças ao bilhete único. Como quase todo mundo tem, seu trabalho é bem limitado.

Ela me disse que ainda não tem um PC em casa. Então, quando precisa fazer os trabalhos, corre para uma lan house logo após o expediente. Ela não pára.

Ser cobradora, me disse, é uma função, não profissão. Quando terminar a faculdade, ainda este ano, espera já estar atuando na área.

Me contou tudo isso no maior alto astral, com um brilho no olhar daqueles de dar inveja. Sua única queixa é ter que fazer a linha Estação da Luz-Terminal Santo Amaro. "Ai como é demorado esse ônibus..."

9 comentários:

Roberta disse...

não sei se a admiro ou tenho dó...diploma ultimamente virou papel na gaveta...momento revolta! haha

sua Matraca...tinha de ser interiorana!

Beijos

Paloma Varón disse...

É verdade, Dé, vc traz um pouco da simpatia interiorana para este dia-a-dia louco.

Anônimo disse...

Adorei o post. Sempre simpática e conhecendo o mundo. Uma graça vc!

Eu admiro, Beta. Não há desânimo e não na cara que limitem as pessoas que acreditam no seu potencial.

RITA ABEMATSU disse...

é admirável ver a esperança no olhar das pessoas, isso nos faz parar para pensar em como a nossa vida é ótima e que não devemos reclamar. Adorei o post, muito inspirador, beijos!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Amei!!!!

A cobradora e vc.

Beijos,

Bela

Paloma disse...

São essas mulheres que nos fazem acreditar que tudo, absolutamente tudo, é possível. Muita sorte pra ela! bjos
Paloma e Isa

Mark disse...

Muito legal o post. Que bom que a Tati (também já me sinto amicíssimo) tem noção de que o trabalho dela é algo temporário e que tá cuidando de seu futuro!
Acho muito estranho ter um cobrador em ônibus com catraca eletrônica... Em Buenos Aires e Londres, aliás, em todas as cidades européias em que usei o transporte público, o motorista também recebia o dinheiro dos passageiros.

Renata Dunshee disse...

Bom tenho que comentar que voltei ontem para o Rio depois de 5 dias em Sampa com meu pequeno filhote de quase 3 anos...

Fomos ao ZOO e à Liberade de Metro e andamos muito a pé por São Paulo, eu uma mochila nas costas e um pequeno preguiçoso no colo.... rsrsrsrsrsrsrsrsrs

E, também fiz muitas "amizades" nos meus passeios... também sou a chata que conversa e adorei a receptividade da cidade!!!

Débora Rubin disse...

Beta, eu entendo seu ponto de vista. Mas concordo com o Ricardo. Para quem nunca teve nada, nem perspectiva, fazer uma faculdade - e qualquer que seja ela - é sim uma grande vitória. E no caso da Tati, tenho certeza de que quem faz a faculdade valer a pena é ela.

Mark, tb acho isso bizarro!! Morro de pena desses cobradores novinhos - que poderiam estar fazendo cursos técnicos e se formando em coisas que possam ajudar a levar esse país para frente - babando em cima da catraca enquanto o povo passa o bilhete único. Não faz sentido!!

Mas isso é coisa do sindicato...que pressiona argumentando que haverá desemprego em massa e blá blá blá. Por isso gostei tanto da Tatiana. Acho que grande parte dos cobradores não tem nenhuma perspectiva pro futuro. Ela tem.

Renata! Que bom que vc teve uma boa experiência aqui. Nem todo mundo volta para casa com uma boa impressão, rsrs. Volte mais vezes com o filhote!!

bjsss e obrigada a todos pelos coments!

;-)